Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida
Clássicos vão de 'Enduro', do Atari, até 'Need for speed'.
'Mario kart', 'Gran turismo' e 'F-zero' estão na lista.
'Mario kart', 'Gran turismo' e 'F-zero' estão na lista.
Leopoldo Godoy e Renato BuenoDo
G1, em São Paulo
A capa de 'Enduro', do
Atari, trazia uma interpretação 'artística' do jogo (Foto:
Divulgação)
Os jogos
de corrida sempre foram um dos gêneros mais populares dos games e ganharam
bastante força com os arcades. Afinal, pilotar em um fliperama com pedais,
volantes e câmbio era bem mais empolgante do que apertar botões.
Cenários
variados, inovações nas pistas e, claro, veículos que se tornaram a expressão
de liberdade do jogador, acelerando sem limites, fazendo ultrapassagens
arriscadas, batendo recordes de circuitos.
A lista a
seguir destaca os principais jogos de corrida da história, elegendo,
na maioria das vezes, o título que inaugurou cada série. Relembre
grandes clássicos e deixe seu comentário no final do texto dizendo o que
achou.
1.
Enduro (1983)
Produtora: Activision
Além da pista
tradicional, 'Enduro' trazia variáveis climáticas, como noite e
neve (Foto: Divulgação)
O game da
Activision para o Atari não é o primeiro jogo de carro a fazer sucesso no
mundo dos jogos, título que pertence a "Night driver", fliperama
lançado em 1976. Mas "Enduro" certamente ocupa o primeiro lugar
na memória de quem curte acelerar em pistas virtuais há mais de 20 anos. Os
gráficos, simplórios, exigiam imaginação. Como boa parte dos jogos para Atari
2600, não há trilha sonora, apenas alguns efeitos sonoros esporádicos - e
repetitivos. O barulho do motor era interrompido apenas quando o motorista cometia
alguma "barbeiragem" e acertava a traseira dos adversários. Ainda
assim, já era possível sentir que estávamos, enfim, dirigindo um bólido de
corrida sentados no sofá de casa.
2. OutRun
(1986)
Produtora: Sega
Você atravessava os Estados
Unidos derrapando como nunca e impressionando a loira de carona (Foto:
Divulgação)
O
fliperama da Sega, lançado no Japão em 1986, inovou ao trazer para o mundo dos
games um dos principais elementos comumente associados aos fãs de automóveis: o
glamour. O objetivo do jogo é cruzar os Estados Unidos em uma Ferrari, passando
por alguns cenários paradisíacos e outros mais incomuns. No banco do
passageiro, uma bela loira - no limite dos gráficos da época, é bom ponderar.
Para deixar o ambiente ainda mais "cool", o jogador podia escolher a
trilha sonora da viagem, em músicas que ficaram gravadas na memória dos gamers
de gerações anteriores. "OutRun" faz sucesso até hoje: ganhou uma
sequência 17 anos depois, e recentemente foi lançada a versão para Xbox 360 e
PlayStation 3.
3. Ironman
super off-road (1989)
Produtora: Virgin Games
Uma rampa mal planejada e você ficava
para trás na corrida off-road (Foto: Divulgação)
Enquanto
boa parte dos jogos de corrida se preocupam em simular - com o máximo de
perfeição possível - o prazer de dirigir, "Super off-road" apontava
para um outro caminho: simplificar para divertir. A começar pelo ponto de vista
do jogador, que via de cima, em uma tela estática, toda a pista de terra e as
caminhonetes que participam da corrida. No game, desviar de buracos e poças
d'água era tão importante quanto fazer as curvas corretamente. E, para
ajudar a pisar fundo, o jogador contava com "nitros" espalhados pela
pista. Outros jogos populares no mesmo estilo: "Super sprint" (1986),
"R.C. pro-am" (1988), "Badlands" (1989) e "Micro
machines" (1991).
4. Super
Monaco GP (1989)
Produtora: Sega
'Super Monaco GP' tinha 16 circuitos
e simulava pilotos e equipes da competição oficial (Foto: Divulgação)
ggggggggggggggggggA tradicional
pista de Fórmula 1 dava nome ao jogo que apresentou uma das
"jogabilidades" mais precisas no gênero. Eram 16 circuitos na
temporada, com nomes familiares. Como nessa época ainda eram raros os
jogos com licenciamento oficial, a maioria das equipes e pilotos tinham nomes
"adaptados", para evitar problemas nos tribunais. "A.
Picos" era o equivalente a Nelson Piquet, "J. Herbin" era Jean
Alesi, a "Minarae" era a equipe Minardi, e assim por diante. Em 1992
o jogo
ganhou uma
continuação: "Ayrton Senna's super monaco GP" - desta vez, claro, já
com os direitos autorais devidamente acertados.
5.
F-Zero (1990)
Produtora: Nintendo
Carros flutuantes sobre metrópoles
futuristas e pistas inovadores: 'F-Zero' (Foto: Divulgação)
Só a
inovação gráfica já seria o suficiente para colocar o belíssimo
"F-Zero", lançado no Japão em 1990, nesta lista. O ambiente colorido
dos carros flutuantes que aceleravam a mais de 500 km/h em pistas construídas
sobre metrópoles futuristas deixou os fãs do gênero de queixo caído. Mas não,
"F-Zero" foi mais do que isso. Como quase tudo que tem a assinatura
do japonês Shigeru Miyamoto - criador do "Super Mario" e da saga
"Zelda" -, o jogo oferecia diversão viciante sem precisar apelar para
elementos complicados. Tornou-se um dos maiores sucessos da história da
Nintendo, recebendo sequências para Nintendo 64, GameCube e Game Boy Advance.
F-Zero influenciou games como a série "Wipeout" e "Star wars
episode I: Racer".
6. Stunts
(1990)
Principal atrativo era construir sua
própria pista e levar seu carro esportivo para testá-la (Foto: Divulgação)
Construir
sua própria pista, e levar seu carro esportivo predileto para testá-la. Esse
era os principal atrativo de Stunts, jogo para computador lançado pela
Broderbund em 1990. Os gráficos poligonais, obstáculos curiosos como rampas e
loopings, e o estilo "faça você mesmo" fazem de Stunts o principal
título de um gênero que teve como outros títulos populares Racing Destruction
Set, de 1985, Hard Drivin' (1989), Stunt Driver (1990), e, mais recentemente, o
megasucesso TrackMania (2003).
7.
Road Rash (1991)
Produtora: Electronic Arts
Corridas ilegais faziam a alegria
sobre duas roadas em 'Road rash' (Foto: Divulgação)
O
bom-mocismo nos jogos de corrida estava com os dias contados. Nas pistas
movimentadas era cada um por si: você tinha correntes e bastões para
derrubar os inimigos e ainda precisava fugir da polícia, desviar das vacas e
dos antiquados carros que passeavam no asfalto. Na falta de armas, valiam
socos e chutes até desequilibrar o inimigo ou zerar sua barra de energia.
Depois de um acidente, você podia tentar a sorte pegando a moto de outro
adversário caído, se ela fosse melhor que a sua. A brincadeira acabava
mais cedo se você fosse pego pela polícia.
8. Mario
Kart (1992)
Produtora: Nintendo
Mario e sua turma davam uma lição de
pilotagem honesta e boa pontaria nos tiros de casco verde na última volta
(Foto: Divulgação)
Se
"Road rash" inaugurou as trapaças como forma de chegar à vitória,
"Mario kart" transformou a estratégia em ponto de equilíbrio de
disputadas corridas. Você escolhia um personagem da Nintendo e partia para o
grid com outros sete rivais. As pistas, relativamente simples, tinham rampas,
buracos, obstáculos, moedas e, claro, os itens especiais. Bomba, casca de
banana, cogumelo, estrela de invencibilidade e os tradicionais cascos de
tartaruga (o verde e o vermelho). Essas armas faziam com que você pudesse mudar
o rumo de uma corrida na última volta, fazendo o líder rodar e tranformando o
jogo de corrida de Super NES em uma verdadeira arena entre amigos.
9.
Formula one grand prix (1992)
Produtora: Microprose
Reprodução perfeita das pistas e
gráficos bastante avançados para a época marcaram o início de uma grande série
(Foto: Divulgação)
Em 1992,
surgiu o primeiro simulador de corridas digno de satisfazer a ânsia dos fãs de
Fórmula 1. Criado por Geoff Crammond, Formula One Grand Prix primava pela
reprodução perfeita das pistas e pela atenção aos detalhes dos carros e dos
capacetes dos pilotos. Os gráficos, bastante avançados para a época, exigiam
computadores potentes, mas era possível, como nos jogos atuais, reduzir o nível
de detalhamento para facilitar a vida de quem tinha máquinas mais modestas.
F1GP também oferecia níveis de desafio ajustáveis: para os bons pilotos, os
monopostos vinham sem nenhuma forma de auxílio na direção. Para quem queria
apenas se divertir, os carros faziam quase tudo automaticamente - mais ou menos
como o modelo da Williams lançado naquele ano, que deu o primeiro e único
título ao inglês Nigel Mansell. A série Grand Prix gerou três sequencias, a
última (GP 4) lançada em 2002. Até hoje, uma pequena comunidade de fãs do jogo
ainda segue desenvolvendo pistas e carros digitais para atualizar o game.
10. Ridge
racer (1993)
Produtora: Namco
'Ridge racer' se firmou como uma das
mais constantes séries de corrida 'arcade' (Foto: Divulgação)
Um
PlayStation não era um PlayStation sem um "Ridge racer" junto. O
jogo, no melhor estilo das derrapadas "arcade", permitia escolher
entre câmbio automático e manual, e trazia uma bela galeria de carros. Novas
versões foram sendo criadas, até 2006, quando "Ridge
racer 7" acompanhou o lançamento do PlayStation 3 e trouxe
novidades como a chance de personalizar o carro. Apesar de ser uma das
marcas "registradas" da Sony, a série também ganhou
versões para Nintendo 64 e Nintendo DS, além de Xbox 360.
11. Rock
and roll racing (1993)
Produtora: Interplay
Músicas de Deep Purple e Blasck
Sabbath faziam a trilha sonora para os carrinhos destruidores (Foto:
Divulgação)
Que tal
apimentar a corrida com tiros, explosões, pancadaria e música pesada? Se não
bastasse ser absurdamente divertido - principalmente jogando com mais três
amigos -, Rock n' Roll Racing pode ser considerado o embrião da moda dos games
de música como Guitar Hero e Rock Band. O jogo fez com que muitos viciados em
videogame fossem apresentados a clássicos do rock como "Paranoid", do
Black Sabbath, "Highway Star", do Deep Purple, e "Born to be
Wild", música da banda canadense Steppenwolf que nasceu com vocação para
ser trilha sonora. O game de sucesso para SNES e Mega Drive ganhou uma
sequência para Playstation. A nova versão, no entanto, nunca decolou em vendas.
12. Destruction
derby (1995)
Produtora: Psygnosis
Destruir os rivais era muito mais
importante que correr (Foto: Divulgação)
Correr é
para os fracos. Chegar em primeiro, também. O importante é destruir o que vier
pela frente e sobreviver quando o juízo final em forma de mata-mata
automobilístico chegar ao fim. Ou pelo menos era esse o pensamento quando
você descobriu o potencial destrutivo das arenas de "Destruction
derby". As colisões de certa forma ignorantes pareciam até belas, já que
não era todo dia que se viam peças de carro voando em tempo real, esmigalhadas
depois de uma batida. O conceito de "quebra-quebra" foi muito bem
assimilado e desenvolvido por jogos que vieram depois, como
"Flatout" e a série "Burnout".
13.
Sega rally (1995)
Produtora: Sega
Lama, asfalto, cascalho: em 'Sega
rally' você precisava estar pronto para tudo (Foto: Divulgação)
A
ação frenética das corridas de rally se encaixou perfeitamente na
jogabilidade ágil desenvolvida pela Sega nos fliperamas. Os carros, com os
tradicionais patrocínios, passavam por terrenos variados, que
interferiam na velocidade e na maneira de encarar as curvas - sempre anunciadas
pelo copiloto em setinhas espertas. O jogo fez escola e abriu caminho para
outras séries, entre as quais se destaca "Colin McRae's rally",
assinada pelo piloto campeão. Mais recentemente, a série "Dirt"
levou o gênero de rally para um novo patamar, que deve ganhar ainda mais
realismo com "Dirt 2".
14. Gran
turismo (1997)
Produtora: Sony
Em 'Gran turismo', acertar o ajuste
do carro era tarefa obrigatória para conseguir os melhores
resultados (Foto: Divulgação)
É o jogo que mais se aproxima do
"profissionalismo máximo" quem um game de corrida pode ter. Ajustes
no carro, detalhes de pista e exigências de pontuação para avançar nas
competições exigiam dedicação dos pilotos. Outra marca registrada da série são
carros esportivos, incluindo protótipos desenvolvidos exclusivamente para o
jogo. Com a chegada de novas plataformas, como o PlayStation 2, a série ganhou
visual novo, investindo ainda mais nos detalhes e justificando a aquisição de
controles especiais (volante, pedal e câmbio) para improvisar um cockpit
na sala de casa. A nova versão, "Gran turismo 5", foi adiada
várias vezes, mas já ganhou um "aperitivo": "Gran turismo 5
prologue", uma espécie de versão demo extendida que permite, inclusive,
disputas on-line no PlayStation 3.
15. Need
for speed underground 2 (2004)
Produtora: Electronic
Arts
'Need for speed underground 2' uniu
a diversidade do 'tuning' com a liberdade de rodar por uma cidade à
procura de desafios (Foto: Divulgação)
A liberdade de pilotagem ganhou um
novo sentido em "Underground 2". Além de personalizar desde o formato
do aerofólio até a cor do ponteiro do velocímetro, você não precisava circular
por menus até encontrar a próxima corrida. O mundo era aberto, com uma cidade à
noite povoada por carros, sem pessoas. Bastava sair sem destino, até encontrar
uma loja ou uma corrida interessante. E nesse mundo sem pessoas, os personagens
eram mesmo os carros, que ganhavam personalidade de acordo com as opções do
corredor e ganhavam ajustes de acordo com cada tipo de prova.
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