sábado, 18 de janeiro de 2014

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2º parte de como montar um computador para estúdio de gravação

Todos os fabricantes de programas de áudio recomendam o uso de dois HDs. No primeiro, o ‘drive C’, instalamos o sistema operacional e os programas de gravação e edição com seus plug-ins. No segundo disco, instalamos os sons dos instrumentos virtuais (as chamadas 'bibliotecas' ou 'livrarias' de sons) e gravamos o áudio.
Configuramos os programas instalados no disco de sistema para gravarem e lerem o áudio no disco de dados. É como se o primeiro disco fosse o gravador ou o teclado e o segundo fosse a fita do gravador ou o banco de sons do teclado. Esse procedimento melhora em muito o desempenho do sistema.
Se forem HDs diferentes, use o mais rápido e de maior capacidade de armazenamento para o áudio. Não deixe de comprar um HD com o dobro da capacidade de outro para economizar uma pequena diferença. Dê atenção à relação custo/benefício. Precisamos de muito espaço para armazenar o áudio (e instalar os novos programas, também!). Na chamada “qualidade CD” (estéreo, 16 bits e 44.1 kHz), cada minuto consome cerca de dez megabytes de espaço em disco. Em 24 bits, são 15 mega por minuto.
Sempre que possível, use este computador somente nas funções do estúdio para evitar conflitos de software ou de hardware. A conexão à internet é útil para baixarmos programas controladores das placas (os drivers), mas não podemos ser displicentes com a segurança. O primeiro passo é usar um bom antivírus/firewall sempre atualizado. O segundo é nunca abrir páginas web ou e-mails que não sejam absolutamente seguros. Outro passo é só se conectar quando necessário. Evite infestações de vírus, vermes e outros microorganismos virtuais, antes que o estúdio pare.
Uma maneira – um tanto sui generis, mas bem popular nos estúdios – de compartilharmos nosso computador/estúdio com os usuários do computador/escritório/serviços-domésticos/sala-de-jogos/cine-pornô é o uso de caixinhas externas para HDs com conectores USB 2.0. Podemos substituir nossos drives sem precisar abrir o gabinete do computador. Ou ainda, se usarmos três discos, na inicialização escolhemos os dois HDs para produção ou o disco para uso geral, cada qual com seu próprio sistema operacional e seus programas instalados. Neste caso, configuramos o sistema para desabilitar o(s) outro(s) disco(s).
 Memória RAM. Este é outro item crítico. Com mais memória, podemos abrir simultaneamente um volume maior de dados. Então, para usarmos instrumentos virtuais, efeitos, gravação multipista, mixagem com automação, muitos plug-ins ao mesmo tempo e também para abrir áudios e vídeos pesados precisamos de uma grande quantidade de memória. O ideal, hoje, em 2008, são pelo menos dois gigabytes de memória DDR2 com clock de 667 ou 800 MHz. Abaixo de 512 MB o trabalho com áudio pode se complicar. A diferença mais notável é entre um e dois gigabytes.
A marca da memória também faz grande diferença no desempenho do computador. Prefira as marcas mais conceituadas, como Kingston e Corsair. E cuidado com as falsificações. Os módulos ou pentes de memória devem ser usados em pares idênticos. Siga as recomendações do manual de sua placa-mãe ao escolher as marcas e os tipos de memórias e ao instalá-las. Mas não economize: ponha bastante memória.
Placa de vídeo. É um item que também pode interferir nos recursos de produção em estúdio. Ela tem que ser offboard, ou seja, temos que desabilitar o vídeo integrado à placa-mãe, que compromete o desempenho da memória.
 Uma placa de vídeo com conector PCI Express e memória de 128 MB ou 256 MB é suficiente. As que têm saídas para dois monitores permitem um trabalho muito mais confortável e elegante no estúdio, com os programas numa tela e os plug-ins na outra, por exemplo. Os chipsets de vídeo mais compatíveis com os PCs dos estúdios têm sido os da ATI e os GeForce da nVidia. Não use placa com chipset S3, por exemplo.
Monitor, quanto maior, melhor. E dois, melhores que um. É muito útil abrirmos as diversas janelas dos programas e plug-ins e vê-las simultaneamente.
Outros componentes. Os gravadores de DVD e CD estão com o custo baixíssimo. É útil ter dois para fazer cópias de segurança. As marcas mais usadas são Sony, LG e Samsung.
O mouse e o teclado devem ser confortáveis e firmes. Use mouse ótico com scroll, a rodinha entre os botões, com ou sem fio. O mouse da Microsoft é ótimo e está com preço bem acessível.
O gabinete deve ser grande o suficiente para ter boa refrigeração e fácil acesso às peças. Ponha ventoinhas ou coolers no gabinete e nos hard disks, além do cooler do processador. Cuidado com coolers barulhentos dentro do estúdio. Use também fontes de energia ‘reais’ e potentes em vez das ‘nominais’ (que costumam vir nos gabinetes) para um correto gerenciamento de energia na sua máquina, preservando a durabilidade das peças.
É claro que seu PC estará protegido por um bom estabilizador de tensão elétrica e um filtro de linha. Assim que for possível, compre também um no-break.
Placas (interfaces) de áudio e MIDI com conversores de alta qualidade e drivers ASIO e outros necessários ao bom desempenho de nossos programas, não podem ser substituídas, só inicialmente, por uma placa de multimídia do tipo on board ou SoundBlaster. Mas só para começar a praticar. Este assunto fica para outro artigo.
Conclusões. Estejamos atentos às peculiaridades e transformações da informática musical, especialmente no que tange ao áudio. A presença freqüente de um técnico de informática com experiência em áudio e MIDI nos nossos estúdios é essencial. O melhor é que, aos poucos, cada um de nós venha a se tornar esse técnico. É ele que não deixa nosso estúdio parar. E a internet é a melhor escola, desde que não supervalorizemos opiniões expressas em fóruns de discussão. Visite os sites dos fabricantes e conheça as especificações e compatibilidades dos diversos modelos de peças.
All manufacturers of audio programs recommend the use of two hard drives . At first, the ' C drive ' , install the operating system and programs for recording and editing with your plug- ins . On the second disc, install the sounds of virtual instruments (so-called ' libraries ' or ' libraries ' sound ) and record the audio.
We set the programs installed on the system disk to record the audio and read the data disk. It is as if the first disc was the recorder or keyboard and the second was the tape recorder or the stock keyboard sounds . This procedure greatly improves the system performance .
If they are different drives , use the faster and higher capacity storage for audio. Be sure to buy a HD with twice the capacity of another to save a little difference . Pay attention to the cost / benefit ratio . We need plenty of space to store the audio ( and install new programs , too! ) . On call " CD quality " (stereo , 16-bit, 44.1 kHz ) , every minute consumes about ten megabytes of disk space . 24 bits are 15 mega per minute.
Whenever possible , use this computer only functions in the studio to avoid conflicts of software or hardware . The internet connection is useful for controlling programs we lower plates ( drivers ) , but we can not be complacent about security. The first step is to use a good antivirus / firewall always updated . The second is never open web or emails that are not absolutely secure pages . Another step is to connect only when needed . Avoid infestations of viruses, worms and other microorganisms virtual before the studio stops.
One way - somewhat sui generis , but very popular in the studios - we share our computer / studio with computer users / office / services household / living- games / cine - porn is using external boxes for hard drives with USB 2.0 connectors . We can replace our drives without having to open the computer case . Or, if we use three disks at startup chose the two HDs for production or disk for general use , each with its own operating system and your installed programs . Here, set the system to disable the other (s) ( s ) drive ( s ) .
 RAM . This is another critical item. With more memory , you can simultaneously open a larger volume of data. So , to use virtual instruments , effects , multitrack recording, mixing with automation, many plug - ins at the same time and also to open audios and videos heavy need a lot of memory . Ideally , today in 2008 , are at least two gigabytes of DDR2 memory clocked at 667 MHz or 800 Under 512 MB ​​working with audio can be complicated . The most notable difference is between one and two gigabytes .
The brand of memory also makes a big difference in computer performance . Prefer the most reputable brands like Kingston and Corsair . And beware of fakes . Modules or memory sticks should be used in identical pairs . Follow the recommendations of your motherboard manual to choose the brands and types of memory and install them . But do not skimp : put enough memory.
Video card . It is an item that can also interfere with the resources of studio production . It has to be offboard , ie , we have to disable the integrated video on the motherboard , which compromises the performance of memory .
 A video card with PCI Express connector and memory of 128 MB or 256 MB is enough. Those that have outputs for two monitors allow a much more elegant and comfortable working in the studio , with a screen programs and plug- ins in the other , for example. Video chipsets more compatible with PCs studios have been the ATI and nVidia GeForce . Do not use with S3 chip card , for example.
Monitor , the bigger the better . And two better than one. It is very useful to open up the windows of various programs and plug- ins and view them simultaneously.
Other components . DVD recorders and CD are with low cost. It is useful to have two backups . The most commonly used brands are Sony , LG and Samsung .
The mouse and keyboard should be comfortable and firm . Use optical mouse with scroll , scroll wheel between the buttons , wired or wireless . The Microsoft mouse is great and is very affordable price .
The enclosure should be large enough to have good cooling and easy access to spare . Put fans or coolers at the office and hard disks , besides the CPU cooler . Beware noisy coolers inside the studio . Also use energy sources ' real ' and powerful instead of ' nominal ' (which usually come in the offices ) for proper power management on your machine while preserving the durability of parts .
Of course, your PC will be protected by a good stabilizer voltage and a power strip . As soon as possible , also buy a UPS .
Signs ( interfaces ) audio and MIDI converters with high quality and ASIO drivers and other necessary for the proper performance of our programs , can not be replaced , only initially by a plate type multimedia on board or SoundBlaster . But just to start practicing . This subject is for another article.
Conclusions . Be attentive to the peculiarities and changes of computer music , especially when it comes to audio. The frequent presence of a computer technician with experience in audio and MIDI in our studios is essential . The best part is that , gradually , each of us will become that coach. Is it that leaves our studio stop. And the internet is the best school , since there supervalorizemos opinions expressed in the discussion forums . Visit the websites of the manufacturers and meet the specifications and compatibility of many parts .

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